quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O rebuçado vai para a Maria das Dores (por ser a primeira a postar na Liga)

Olhe ó pschtóoo!!!
É aqui a LAR - Liga dos Amigos das Reuniões?
(...)
Não?
Ah!!! desculpe...
(...)
Como?
Também é sobre reuniões?
(...)
Se eu posso dar a minha opinião?
(...)
Bom... é assim... Mas isto não vai aí para a televisão, não?
Eu sempre gostei muito de reuniões... aquilo é que é... São sempre alturas em que dá para descansar um bocadinho, sobretudo se tiverem muita gente, a gente põe-se lá à escuta, num cantinho, acena um bocadinho com a cabeça quando alguém diz qualquer coisa com muita energia!!! Às vezes eu até ponho uma revistinha aberta no meio dum livro sério... E agora... sabe... com esta coisa dos computadores... há dias até consegui ver o catálogo da La redoute todo na internet... Claro que também se tem que fazer um esforço grande para não adormecer como algumas colegas. Isso já é falta de respeito... E quando são duas no mesmo dia? Isso é que é... Uma de manhã e outra à tarde.. e tá feito.. sobretudo se forem em sítios diferentes... É que dá para chegar atrasado à segunda porque a primeira "demorou" mais tempo... E depois como tenho dois filhos pequenos consigo sempre sair mais cedo para ir "buscá-los" ao colégio. Na realidade a minha mãezinha vai sempre buscar o mai velho primeiro (porque o mai novo nem anda no colégio), mas uma mãe tem sempre direito a ir "buscar" os filhos ao colégio, não é? É como a baixa por assitência. A gente tem direitos né? Eu cá por mim era reuniões todos os dias. A única coisa chata é quando nos pedem para fazer a acta, ai filho... aquilo é uma dor de cabeça.... Temos que estar com muita atenção... para ver o que dizem... Mas agora esta gente mais nova... a marcar as reuniões. Querem lá ver que no outro dia apareceu lá uma espigadota, dessas novatas que até queria que as reuniões tivesse hora de início e de fim "programadas". Mas isto admite-se? Como se uma reunião tivesse que ter fim marcado: Então se há coisas para se falarem não se pode estar a marcar fim né? Se não depois como é que se fala dos assuntos? outra coisa chata nas reuniões é quando temos o chefe "à perna" a ver se "estamos lá" eu cá faço assim: de 5 em 5 minutos repito sempre as duas ultimas palavras que alguém disse. Assim "estou" sempre lá dentro. Mas sei mais... Chego sempre atrasada (15 minutos, não dá nas vistas), e coloco-me num canto da mesa. É que se chegarmos atrasados... podemos "inventar" um lugar. Só se sobrar o último lugar ao lado do chefe é que é mais chato... Outra coisa... (aprendam comigo que eu ando nisto há muitos anos) Esta disse-me um amigo meu que até é lá das Psicologias... Se não pousarmos a mala no chão e se a mantivermos sempre em cima da mesa a tapar-nos um bocadinho, o inconsciente dos outros faz com que eles não nos liguem muito e assim não nos chateiam... e além disso no outro dia também...
(...)
Como? Não "era este o objectivo"?
(...)
Antiraquê?
(...)
Que aqui "procuram encontrar maneira de tornar as reuniões mais eficazes"?
(...)
Pronto está bem, vocês é que sabem, mas não percebo... Deve ser alguma coisa de gestão dos Americanos...

Maria das Dores
Funcionária nacional entre 1982 e 2007, actualmente colaboradora nacional.
Presidente vitalícia da AFNQFTT (Associação de Funcionários Nacionais Que Fazem Tricot no Trabalho)

1 comentário:

  1. Isso das reuniões não terem hora de téminus até parece coisa de professores, classe que tipicamente não sabe decidir em conjunto, porque não conhece as regras elementares de obtenção de consensos... não podemos esquecer que o espaço do professor era apenas o da sala de aula, até há uns tempos!

    Lamentavelmente o sentido da colegialidade é coisa que não existe entre professores, mesmo que estejam organizados por departamentos ou equipas....

    ResponderEliminar